1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Um PC com 70Tb de espaço... Pc_70tb_03
Não se sabe ao certo que o motivou um utilizador a construir um computador com cerca de 60 discos rígidos, acabando assim com uma "pequena" quantidade de 70Tb de espaço em disco...

Alem de a conta da luz aumentar consideravelmente, o utilizador utilizou 60 discos SATA, mas a pensar no ambiente...
Para refrigeração utilizou 20 ventoinhas.

Agora fica questão, para que tanto espaço e tanto dinheiro gasto?
Fonte: DJPRMF

Mk pt

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 15:53 por Mk pt

Para quê?
Servidor caseiro e muito sacanço... Só pode..
Smile

Quanto ao aumento da conta de electricidade até nem é bem verdade, um disco não gasta muita energia..

Desperdício [e maior inutilidade] é colocar Tri-Sli de GTX480 que essas sim são umas sorvedoras de energia...
Laughing

DJPRMF

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 16:57 por DJPRMF

pode não gastar muito, mas 60 deles ainda consomem um bocado...
Mais os restantes componentes...

Hummm, prefiro o meu SATA de 500Gb... Razz

Mk pt

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 17:32 por Mk pt

Um samsung f3 1tb gasta uns 6-6.5 watts em uso intenso.. Fazendo contas a 60 discos, dá 360-390w, e isto de 'máximo' porque em idle gastam menos..

Ora... 390w não chega para alimentar o Sli de duas GTX480.... Laughing



Quanto a preferências, eu pessoalmente preferia um bom sdd a qualquer disco mecânico mas ainda têm um ou outro inconv€ni€nt€... Wink
Serem SATA pouco diz da performance, é apenas a interface de ligação/comunicação. Os discos mecânicos têm que evoluir muito para chegar perto do limite da capacidade do SATA2, já os SSD mais recentes estão todos à beira desse limite e a necessitar da massificação do SATA3 [que permite maior rapidez] para outro 'salto' de performance que é mais fácil de obter do que com discos mecânicos..

DJPRMF

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 17:40 por DJPRMF

Pois mas:
Cada Samsung F3 a cerca de 60 euros:
60*60=3600euros Shocked
dava para comprar um bom sistema já... Razz

Já para não falar do calor. Não sei se as 20 ventoinhas dão bem conta do recado para tanto disco, mas prontos...


Pessoalmente eu não necessito de velocidade e um bom disco Sata ou Sata2 já me chega. Razz
O que necessito é mais de espaço, mas nunca 70Tb... Shocked
E quando os SSD decidirem baixar de preço (e aumentar de capacidade) talvez mude... Smile

unon

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 20:52 por unon

Grande bomba, este PC deve ter sido feito para alguma empresa lol...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech