1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

A 9 de Novembro de 2004 nascia, oficialmente, um novo "interface" para ajudar a navegar na Internet. Inicialmente não se chamou Firefox, denominação que tem hoje. O browser começou por ser criado como Phoenix, em 2002, e retirou muitas das suas características iniciais da Mozilla, a suite a partir do qual foi criado, no seio da Mozilla Foundation.

Reza a história, contada em vários sites especializados e na Wikipédia, que o Firefox nasceu quando Dave Hyatt e Blake Ross, preocupados com o facto do Mozilla poder estar condicionado pelos interesses comerciais da Netscape, que o patrocinava, resolveram criar um novo browser.

Leve, seguro, intuitivo e extensível foram características que se quiseram instituir, logo à partida, para o novo nevegador Internet.

Ao longo destes anos o Firefox teve três denominações: Phoenix (da versão 0.1 à 0.5), Firebird (0.6 e 0.7) e Firefox (a partir da 0.8). As mudanças de nome justificaram-se pelo facto de, entretanto, se descobrir que existiam produtos homónimos. O nome Phoenix manteve-se até Abril de 2003, quando teve que ser mudado por usar uma denominação registada pela fabricante de BIOS Phoenix Technologies.

A nova escolha, Firebird, foi recebida com opiniões divergentes, pois tinha o mesmo nome da base de dados Firebird. Entretanto, a contínua pressão da comunidade de software livre forçou a uma nova mudança, desta feita para Firefox, assumida em 2004. Diz-se que o nome foi escolhido por ter algumas parecenças com a escolha anterior (Firebird).


Firefox revisto em dia de aniversário 511164

A primeira versão do Phoenix (0.1) foi lançada no dia 23 de Setembro de 2002. Passado pouco tempo surgiu a 0.6, e com ela o novo nome Firebird. A versão 0.8 já surgiu sob a forma que se mantém de Firefox.

Foi também sob a denominação actual que o browser da Mozilla Foundation começou a registar maior sucesso.

Embora lhe faltassem muitas das características que tornam o Firefox tão popular hoje em dia, a versão inicial do Phoenix já apresentava navegação com separadores e um gestor de downloads. As versões posteriores beneficiaram do "olho cliníco" dos beta testers, com as melhorias a surgirem em catadupa.

Quando em Outubro de 2002 foi lançado o Phoenix 0.3 já o browser oferecia, entre outras funcionalidades, suporte para extensões, barra lateral e barra de pesquisa integrada.

O primeiro lançamento sob a denominação Firebird (0.6) foi também a primeira versão destinada ao Macintosh OS X, além do Windows. O Firebird lançado em Maio de 2003 introduzia também a característica de Clear Private Data.



Os meses seguintes trouxeram mais três versões do Firebird, com ajustes em algumas das suas funcionalidades e também correcções de bugs.

Entretanto mais uma mudança de nome, e a primeira versão com a denominação actual (Firefox 0.8) surgia em Fevereiro de 2004. A acompanhá-la vinham novidades como o recurso de navegação off-line, bem como o Windows installer, que substituía o método anterior de instalação.

O browser conheceu várias versões intermediárias nos meses posteriores, disponibilizadas para resolver alguns bugs e falhas de segurança pendentes, bem como a adição de recursos como a possibilidade de importar favoritos e outras configurações do Internet Explorer.

Firefox revisto em dia de aniversário 511163


O Firefox 1.0 foi finalmente lançado a 9 de Novembro de 2004. Seis anos depois, e após a introdução contínua de novos recursos, o futuro parece sorrir ao browser da Mozilla que deverá conhecer, em breve, a sua versão 4.0, depois de sucessivos adiamentos.

O Firefox ocupa a segunda posição na listagem dos browsers mais utilizados, atrás do principal rival Internet Explorer, numa altura em que arrecada 31,5 por cento das preferências de navegação dos internautas, segundo dados do StatCounter, com perspectivas de crescimento.


Firefox revisto em dia de aniversário 511188


Sapo TEK


Partilha a tua experiencia com o Firefox ao longo destes anos.


Eu aproveito para contar a minha:

-Tenho o Firefox à 2 anos, farto do IE, mudei-me para a melhor alternativa que continuo a usar com muito gosto quer no Windows ou no Linux.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech