1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

UFS, o formato que promete dar velocidade aos cartões de memória Memriascartesufs-ed8d

A JEDEC é uma entidade especializada no desenvolvimento de standards abertos para a área das tecnologias que tem no currículo o desenvolvimento do formato de cartões de memória MultiMediaCard (EMMC).

Durante a CES, que se realizou no início de Janeiro em Las Vegas, o JEDEC aproveitou a presença das maiores marcas de tecnologias para garantir o apoio para o novo standard de memórias flash UFS.

Segundo a Cnet, a ação de promoção foi bem sucedida: Micron Technology, Toshiba, Samsung, Nokia e Qualcomm já deram pareceres favoráveis ao aparecimento de um novo standard cartões de memória.

E o que tem UFS de tão especial para todas estas marcas? A resposta pode ser dada em poucas palavras: o UFS foi desenhado para uso em dispositivos móveis (telemóveis, MP3, tablets, netbooks, etc.) e permite transferências de dados a velocidades de 300 MegaBytes (MB) por segundo. O que corresponde ao triplo da velocidade que os cartões EMMC alcançam.

Há mais duas características diferenciadoras dos cartões UFS: o novo formato permite reutilizar a interface SATA e foi desenhado para reduzir o consumo energético - o que é especialmente relevante para dispositivos que operam com baterias e já acumulam múltiplas funcionalidades.

O grupo JEDEC, que prevê publicar os requisitos do novo formato ainda em 2011, tem já planeado o desenvolvimento de uma segunda versão do formato, que vai permitir duplicar a velocidade da transferência de dados.

Resta saber se todos este atributos serão suficientes para concorrer o formato SD (Secure Digital), que tem vindo a expandir-se na indústria e deverá chegar aos 300 MB por segundo em 2012.


Exame Informatica

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech