1. TugaTech » Internet e Redes » ISP´s Portugueses
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Conectado

#1TDT - Perguntas Frequentes Empty TDT - Perguntas Frequentes - Ter 17 maio 2011 - 15:08

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

O TDT está a chegar... Se quiser continuar a ver a sua televisão devem ser feitas algumas adaptações...
Existem sempre duvidas e questões. E então quando algumas empresas tentam tirar proveito desta nova tecnologia para angariarem uns quantos clientes ao confundi-los, pior...

Por isso mesmo o TugaTech deixa aqui algumas perguntas frequentes dos utilizadores sobre o TDT para o ajudar.
Pode consultar a mesma também no site oficial do TDT em http://tdt.telecom.pt

-> O que é a TDT?
Actualmente, quem vê gratuitamente os 4 canais de televisão (5 nos arquipélagos), recebe essas emissões através de uma antena que capta um sinal analógico.

A TDT – Televisão Digital Terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que funciona também através de antenas e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse obrigatoriamente introduzida em todos os países da União Europeia e estabeleceu um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.

A Portugal Telecom instalou toda a infra-estrutura de rede necessária para cobrir todo o país com Televisão Digital. A partir da data de switch-off (desligamento), o utilizador da televisão “tradicional” necessita obrigatoriamente de dispor do equipamento apropriado à recepção do sinal digital para continuar a ter acesso aos canais nacionais de televisão em sinal aberto.

-> Quais as vantagens da TDT?
Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão:

-Devido à natureza digital do sinal, a qualidade de som e imagem da emissão é muito superior à da actual emissão analógica;

-A TDT disponibiliza um Guia de Programação Electrónico (EPG) – guia de TV e barra de programação, para consultar os horários dos programas de televisão;

-A TDT permite também outras funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como por exemplo, a Pausa TV (para parar e retomar a emissão de TV), a gravação da emissão ou o agendamento de gravações (para gravar, por exemplo, os seus programas favoritos). Estas características apenas estão disponíveis nos descodificadores com funcionalidades mais avançadas (descodificadores com disco rígido).

-> Quando começou as emissões de TDT em Portugal?
As emissões de TDT em Portugal iniciaram-se no dia 29 de Abril de 2009, em algumas localidades do litoral, interior e ilhas, sendo que a cobertura foi alargada gradualmente até ao final de 2010. Actualmente, a Televisão Digital já está disponível em todo o país, pelo que já pode visualizar estas emissões.

-> Quem tiver TV por subscrição poderá ter TDT?
Quem já tem TV por subscrição não tem de se preocupar, uma vez que a TDT não afecta estes serviços. Contudo, se apesar de ter TV paga, tiver televisores em casa que estejam ligados à antena com acesso aos actuais 4 canais gratuitos (5 nas Regiões Autónomas), deverá prepará-los para a TDT, já que o serviço de televisão analógico terrestre deixará de estar disponível.

-> Quando está previsto terminarem as emissões analógicas?
O ICP-ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) já aprovou o plano para o switch-off (desligamento), sendo que o processo de transição será faseado ao longo do território nacional e garante um período mínimo de 12 meses de simulcast, ou seja, a existência de emissões simultâneas de TV analógica e digital nas localidades.

Assim, está previsto que o switch-off (desligamento) dos emissores e retransmissores ocorra em três fases:

1.ª Fase - 12 de Janeiro de 2012: Cessação dos emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura da faixa litoral do território continental.
2.ª Fase - 22 de Março de 2012: Cessação dos emissores e retransmissores das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
3.ª Fase - 26 de Abril de 2012: Cessação dos emissores e retransmissores analógicas no restante território continental.

Está ainda prevista a cessação das emissões analógicas de alguns emissores em zonas piloto, nas seguintes datas:
1º Piloto - 12 de Maio de 2011: Retransmissor de Alenquer
2º Piloto - 16 de Junho de 2011: Retransmissor de Cacém
3º Piloto - 13 de Outubro de 2011: Retransmissor da Nazaré

A partir destas datas e nos locais em que a emissão analógica é recebida actualmente através dos emissores indicados, caso não tenha TV paga, terá de mudar para o Digital para continuar a ver TV.

-> É obrigatório mudar para o TDT?
A partir da data da cessação das emissões de televisão analógica terrestre (switch-off ou desligamento), o serviço de televisão terrestre deixará de estar disponível por via analógica e as emissões serão realizadas exclusivamente através do sistema digital. Se não migrar para a Televisão Digital, deixará de aceder gratuitamente aos canais de televisão nacionais.

-> A TV por subscrição irá ser afectada?
Quem já tem TV por subscrição não tem de se preocupar, uma vez que a TDT não afecta estes serviços. Contudo, se apesar de ter TV paga, tiver televisores em casa que estejam ligados à antena com acesso aos actuais 4 canais gratuitos (5 nas Regiões Autónomas), deverá prepará-los para a TDT, já que o serviço de televisão analógico terrestre deixará de estar disponível.

-> Quem tem um serviço de televisão por IPTV, cabo ou satélite é obrigado a passar para TDT?
Não. Caso não utilize o serviço terrestre analógico (televisão “tradicional”), mas sim um serviço de TV por subscrição (IPTV, cabo ou satélite), não necessita de fazer qualquer alteração, pois a TDT não tem qualquer impacto nestes serviços.

Pode consultar toda a informação sobre o TDT no site oficial do mesmo, em http://tdt.telecom.pt/, assim como colocar as suas questões.

Alguma duvida/questão basta colocar! Smile
Ate breve!


____________________________________________

TDT - Perguntas Frequentes Tugatechuserbar
TDT - Perguntas Frequentes 3
TDT - Perguntas Frequentes 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech