1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


O estado alemão de Schleswig-Holstein ordenou que todos os seus gabinetes e departamentos encerrassem as suas contas do Facebook, assim como a remoção dos botões “Like” das paginas do site, sob a alegação que o botão viola as leis da privacidade da Alemanha e da União Europeia.


Esta decisão foi tomada por base do Centro Independente para a Protecção da Privacidade (ULD), que revela que o botão recolhe, de forma indevida, os dados e perfis dos utilizadores, para criar um perfil global de hábitos de navegação.

Segundo a nota de imprensa, “Tal procedimento infringe a lei alemã e europeia da protecção de dados. Não Há informação suficiente para os utilizadores nem hipótese de escolha”.

A organização recomenda que os sites do governo do estado de Schleswig-Holstein removam os botões do “Like” até ao final de Setembro de 2011. Caso tal não ocorra, poderão ser exigidas multas de até 50.000 euros.


O ULD recomenda os utilizadores que “mantenham as ‘mãos’ longe de plug-ins sociais, como o botão ‘gosto’ do Facebook”.

MoisesPT

Mensagem Seg 22 Ago 2011 - 14:58 por MoisesPT

O único botão de like que utilizo é o do Youtube, este também faz o mesmo?

DJPRMF

Mensagem Seg 22 Ago 2011 - 15:04 por DJPRMF

MoisesPT escreveu:O único botão de like que utilizo é o do Youtube, este também faz o mesmo?

Segundo a empresa da noticia, são todos os botões do "Like" do facebook, sejam do Youtube ou qualquer outro site onde estejam colocados...

E, pessoalmente, penso que até pode ser verdade... Mad

MoisesPT

Mensagem Seg 22 Ago 2011 - 15:09 por MoisesPT

Que tipo de informações pode o botão "like" do Youtube recolher, sendo que no Youtube não há perfis como os do Facebook?

DJPRMF

Mensagem Seg 22 Ago 2011 - 15:18 por DJPRMF

MoisesPT escreveu:Que tipo de informações pode o botão "like" do Youtube recolher, sendo que no Youtube não há perfis como os do Facebook?

O que o botão, supostamente, recolhe são dados de navegação do utilizador, criado após isso um perfil para cada utilizador (deverá ser por IP).

Por exemplo, acede ao site A, que tem um botão "Like" do facebook. Depois disso acede ao site B que também tem o botão. E o facebook regista essa navegação para traçar um perfil para, por exemplo, mostrar publicidade relevante com o que navega, como anúncios no Facebook,etc...
(isto segundo o que penso, pois não existem relatos disso)

Mas trata-se apenas do "Like" do Facebook e não do "like" dos vídeos do Youtube ou doutros serviços. São serviços diferentes. Smile





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech