1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos


A Microsoft disponibilizou recentemente a sua versão para os programadores do sistema operativo Windows 8. Apesar deste sistema ainda não ser um Beta, já permite aos utilizadores e programadores verem um pouco da interface metro e das funcionalidades a esperar na proxima versão de um dos sistemas operativos mais utilizados em todo o mundo.

O TugaTech testou este novo sistema operativo e deixamos aqui uma pequena e simples análise sobre as principais modificações e funcionalidades do sistema.

Relembramos que a versão disponibilizada pela Microsoft se trata de uma Developer Version, ou seja, destinada aos programadores, para adaptarem as suas aplicações ao sistema.

Vamos então começar.

Montamos o sistema de 32Bits numa maquina virtual e iniciamos a mesma. A primeira alteração que podemos reparar prende-se com o ecrã inicial. Obviamente que não deverá ser o aspecto da versão final, mas está mais simples, embora o arranque demore um pouco de tempo (possivelmente por se tratar de uma versão inacabada),


Depois de iniciar, é apresentada a interface principal. Nesta pagina de login, podemos ver a imagem da conta principal a ser utilizada, o nome e a mensagem de boas vindas.


Assim que o login é efectuado somos presenteados com a famosa interface metro. A interface está dividida em diversos sectores, sendo o primeiro destinado as aplicações e funcionalidades do sistema e as restantes a aplicações instaladas no sistema ou de serviços web.


Poderá alterar a localização de cada item, bastando arrastar o mesmo para o local desejado. A interface adapta-se ao tamanho, de forma automática.


As aplicações disponibilizadas nesta versão são bastante genéricas, tendo como objectivo demonstrar um pouco das características do sistema e do que se pode esperar. Existem também aplicações destinadas para os tablets, o que reforça a ideia da Microsoft lançar o sistema perfeitamente adaptado tanto a computadores pessoais como a tablets.




Ao deixarmos a interface metro e acedermos ao ambiente de trabalho, notamos, para já poucas alterações a nível da interface. De forma visível podemos ver que o menu iniciar foi substituído.



Quanto as janelas do sistema, o tema é bastante similar ao do Office 2010 ou ao programa do Windows Live mail. Podemos aceder as diversas opções pelo friso, que se encontram separadas em sectores diferentes, tal como acontece nas ferramentas da suite Office 2010 ou superior.



Uma funcionalidade bastante útil, principalmente para os tablets, prende-se com a mudança entre as aplicações. Normalmente os utilizadores utilizam a combinação das teclas ALT+TAB para alternarem entre os programas activos. Nesta versão, poderá alterar entre os diversos programas activos “arrastando” a borda da janela, o que é bastante util para utilizadores de tablets. Em baixo deixamos o vídeo da demonstração da funcionalidade.


Quanto as aplicações, o IE 10 é a única aplicação que a Microsoft decidiu incorporar nesta versão.


Outra mudança que é bastante relevante trata-se do painel de controlo. Ao longo das diversas versões do Windows, a Microsoft tem vindo a melhorar a simplicidade do Painel de Controlo, mantendo todas as suas ferramentas agrupadas e organizadas. Desta vez, e tendo em vista o mercado dos tablets, a empresa decidiu colocar todas as opções principais num menu, permanecendo as opções mais avançadas ou menos utilizadas no sistema como um “extra” para o acesso.


Explorando um pouco as opções disponiveis, irá ser possível alterar a imagem de fundo do ecrã de login no sistema, algo que nas versões anteriores não era possível sem ferramentas de terceiros.


Existem também algumas opções mais especificas para os tablets, como o teclado no ecrã ou algumas opções de segurança do sistema.



O sistema revelou-se, numa fase inicial, estável e sem erros, para uma versão destinada aos programadores. Podemos dizer que, para um utilizador que tenha esteja habituado a utilizar a interface normal do Windows, a interface metro pode ser um pouco “estranha” ao inicio, mas o seu uso é simples e de fácil aprendizagem.

Obviamente que esta versão ainda se encontra muito longe da versão final. A Microsoft pretendeu somente abrir um pouco do pano do que será o seu novo sistema. Sem duvida que se encontra muito bem adaptado para os computadores pessoais mas também para os tablets, com diversas funções a pensar nos utilizadores do mesmo.

Teste também o sistema no seu computador. Pode fazer o download gratuito em http://msdn.microsoft.com/en-us/windows/apps/br229516

Deixe a sua opinião sobre este novo sistema da Microsoft.
Até breve!

Shaxine

Mensagem Dom 18 Set 2011 - 13:18 por Shaxine

Muito Bom Parabéns.
Também tive para testar o Windows 8, mas como ainda não tem muito coisa, vou esperar pelas versões a seguir.

Nunca gostei muito da simplicidade do Metro, mas como esta feito para tablets é compreensível.

DJPRMF

Mensagem Dom 18 Set 2011 - 14:50 por DJPRMF (Conectado)

Numa primeira utilização, para os desktops, a interface é um pouco "diferente", mas para os tablets adapta-se perfeitamente.

Smile

MoisesPT

Mensagem Seg 19 Set 2011 - 13:13 por MoisesPT

Vai ser dificil aos utilizadores de Windows mudarem para este novo sistema..Mas vamos esperar para ver Razz

Cumps

DJPRMF

Mensagem Seg 19 Set 2011 - 13:40 por DJPRMF (Conectado)

MoisesPT escreveu:Vai ser dificil aos utilizadores de Windows mudarem para este novo sistema..Mas vamos esperar para ver Razz

Cumps

Para a mudança, a interface metro é a que mais "confunde" para utilizadores de desktops. No tablet até ajuda. Smile

MoisesPT

Mensagem Seg 19 Set 2011 - 19:24 por MoisesPT

Pois..Mas nem todo gostam de tablets Razz
Foi dificil para alguns mudarem para o Windows 7, mas vamos ver o que sera desta vez Wink





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech