1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

OpenWrt router sobre mesa

 

Em qualquer computador possui a liberdade de escolher o sistema operativo que pretende usar no mesmo – seja Windows, Linux, etc. Mas e sobre o router que utiliza para aceder à Internet?

 

Se possui um router padrão da operadora, possivelmente possui uma versão relativamente minimalista do que o hardware é capaz de realizar. A maioria dos sistemas para os routers das operadoras encontram-se consideravelmente limitados para evitar que os clientes causem problemas no mesmo - mas ao mesmo tempo não estão a tirar total proveito do hardware que possuem.

 

E mesmo que use um router auxiliar dedicado, que esteja em seu controlo, mesmo assim estará limitado ao que os fabricantes do router disponibilizam – e por vezes não é muito. É aqui que entra o OpenWrt.

 

O OpenWrt é um sistema operativo criado especificamente para routers, com funcionalidades que tanto podem ser simples como avançadas, conforme o que o utilizador pretenda. O objetivo deste sistema é tirar o máximo de partido do hardware que o utilizador possua, e também de o melhorar consideravelmente.

 

O OpenWrt é totalmente de código aberto, portanto qualquer utilizador pode ver o mesmo, e mais importante, adaptar a qualquer router. É esta transparência que tornam o OpenWrt um dos sistemas para routers mais populares no mercado, e também um dos que possui a mais longa lista de dispositivos suportados.

 

Existem vários motivos pelos quais pode querer instalar o OpenWrt, que vão para lá de apenas tirar melhor partido do hardware. Tendo em conta que o mesmo é um sistema aberto a todos, pode instalar e configurar o mesmo conforme necessite.

Precisa de correr um cliente de BitTorrent no router diretamente? Ou configurar uma VPN permanente para toda a rede local? Bloquear publicidade em toda a rede? Partilhar ficheiros? Seja qual for a opção, o OpenWrt permite.

 

Router com sinal wifi

 

Além disso, o OpenWrt encontra-se em constante atualização. Portanto é possível que tenha até mesmo mais segurança na sua rede local. Muitos fabricantes demorar bastante tempo a lançarem atualizações para o firmware dos seus routers – e isto se lançarem. O OpenWrt está atualizado constantemente pela comunidade, com todos os patchs aplicados logo à partida.

 

Obviamente, cada router possui as suas particularidades, e portanto o sistema necessita de se adaptar às mesmas. Mas mesmo para quem apenas pretenda um router simples para as ligações em casa, o OpenWrt ainda é uma solução a ter em conta para tirar o máximo partido da estabilidade, desempenho e segurança do seu hardware.

 

> Como instalar?

 

Se ficou convencido, agora chega a melhor parte: instalar o sistema. O OpenWrt foi originalmente criado para o Linksys WRT54G, mas desde então a lista de hardware suportado foi consideravelmente aumentada.

Caso tenha um router na gaveta, ou até um que use no dia a dia, existe uma forte possibilidade de o mesmo suportar OpenWrt. Pode verificar a lista de routers suportados no site.

 

Feito isto, cada router possui a sua forma própria de atualização, e é aqui que terá de colocar as mãos à obra.  Na maioria dos casos, a documentação fornecida indica os passos necessários para realizar a instalação, mas o processo específico vai depender consideravelmente do router.

Alguns equipamentos podem permitir a instalação diretamente da interface web, enquanto outros podem ser mais complicados, e existir alterações até mesmo a nível do hardware.

 

routers com cabos ligados

 

Seja qual for o método que o seu router suporte, existe algo a ter em conta: tenha sempre bastante atenção e deixe o processo decorrer na normalidade. Se interromper o upgrade a meio ou realizar alguma ação que não deva, existe a possibilidade de o router ficar permanentemente danificado – a maioria das vezes é reversível, mas ainda assim é importante de ter em conta.

 

Deve também ter em conta possíveis bugs ou falhas que o software pode ter, novamente, variando consideravelmente sobre o router. Alguns modelos podem apresentar problemas em certas funcionalidades, ou pode perder tecnologias proprietárias que apenas se encontram no software original dos fabricantes – se não faz uso das mesmas ou são bugs que não afetam o seu uso específico, podem ser perfeitamente ignorados. Ainda assim, é importante ter atenção antes de avançar.

 

Então: o seu router suporta o OpenWrt e já o instalou? Então existem alguns termos e funcionalidades que deve ter conhecimento.

 

> Luci, Terminal e OPKG

 

Existem três termos que possivelmente vai ler com frequência: Luci, Terminal e OPKG

 

Luci é basicamente o nome dado à Interface gráfica do router, a qual acede para configurar o mesmo em formato gráfico – a partir do navegador.

No entanto, também pode aceder à linha de comandos (terminal), através de SSH, que permite uma configuração mais avançada e completa do sistema. Por fim, existe o termo opkg, que basicamente são os pacotes que pode instalar no router - veja os mesmos como um género de aplicações para o OpenWrt, tal como o Windows possui os ficheiros EXE.

 

Depois de instalar o OpenWrt, a primeira interface que deverá aceder será a Luci, que será onde pode começar a configurar o router conforme pretenda – recomendamos que comece por alterar a senha de login do mesmo para uma em seu controlo.

 

OpenWrt Luci interface

 

Feito isto, pode começar a explorar. O router deve funcionar logo a partir do primeiro momento, mas tal como para a instalação do OpenWrt, podem ser necessários passos extra a ter em conta. Portanto, antes de tudo, tenha sempre a documentação do OpenWrt associada ao seu router em mão para poder verificar mais informações.

 

terminal via putty

 

Caso necessite de aceder ao Terminal para configurações mais avançadas, necessita de aceder via SSH. Isto é feito usando programas como o PuTTy, onde basta colocar o IP do seu router e o número da porta SSH (normalmente é a porta 22).

 

> E agora?

 

Tendo tudo configurado e instalado, agora o resto depende de si. Agora possui total liberdade para realizar o que bem entender sobre o dispositivo, seja para ter mais controlo sobre a rede local ou para instalar funcionalidades adicionais no mesmo.

 

Como sempre, deve ter cuidado sobre o que altera. O OpenWrt é bastante poderoso, tanto para o bom como para o mau – se algo corre mal, deve saber como resolver, ou vai acabar por ter algumas dores de cabeça. Pode sempre deixar o seu problema no fórum do TugaTech para obter ajuda da comunidade.

 

O OpenWrt pode não ser uma solução ideal para todos os utilizadores, mas para quem pretenda obter o máximo do seu hardware, ou apenas ter mais controlo sobre o que pode fazer com o mesmo, é sem dúvida uma aposta a ter em conta.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech