1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

System Ninja

 

A Microsoft tem vindo a  melhorar algumas ferramentas integradas no Windows, focadas em remover conteúdos desnecessários do sistema. A limpeza que agora é feita no Windows 11 certamente é melhor do que as gerações anteriores, mas ainda longe de perfeita.

 

A realidade é que existem muitas áreas do disco que o Windows simplesmente não limpa, e que possuem conteúdos que podem ser considerados desnecessários, e acumulam para ocupar uma quantidade significativa de dados.

 

Alguns utilizadores certamente que se recordam do Ccleaner, uma ferramenta que tem vindo a ser usada ao longo dos anos para limpar o sistema de “lixo virtual”. No entanto, este também tem vindo a receber a sua dose de críticas, e é consideravelmente mais pesado nos dias de hoje para os recursos dos sistemas.

 

Felizmente, a SingularLabs surge com uma alternativa: o System Ninja. Tal como o nome indica, esta aplicação pretende ser um “Ninja” para o sistema, que possui um único objetivo: remover lixo.

 

A aplicação do System Ninja é perfeita para quem possui o disco cheio, e pretende limpar alguns GBs de dados desnecessários do mesmo. O mais importante é que realiza esta tarefa, sem pesar nos recursos ou controvérsias.

 

A aplicação conta com uma interface simples de usar, que apresenta imediatamente todas as opções necessárias ao utilizador. Sem publicidade, esta foca-se no que realmente se pretende. Os utilizadores podem escolher diversas categorias de limpeza, conforme as preferências. Talvez seja recomendado ter atenção ao que se encontra realmente a limpar – por vezes nem tudo deve ser removido.

 

exemplo de interface do system ninja

 

A aplicação realiza uma análise completa do sistema por conteúdos desnecessários, e apresenta a listagem dos mesmo diretamente no ecrã. Os utilizadores podem avaliar o que é considerado “lixo”, e decidir se pretendem remover ou não.

 

Na maioria dos casos, com as configurações padrão, todos os ficheiros listados devem ser relativamente seguros de serem removidos sem causarem problemas. O único impacto que pode ocorrer encontra-se na remoção de cookies do navegador, que pode obrigar a realizar o login novamente nos sites.

 

Além da limpeza, o System Ninja conta ainda com algumas ferramentas úteis, como um gestor de programas de arranque. Este permite rapidamente controlar as aplicações que estão a iniciar com o Windows.

 

Gestor de arranque do system ninja

 

Também se encontra disponível um gestor de programas, que permite rapidamente remover aplicações instaladas no sistema e remover o “lixo” que estas deixam para trás.

 

system ninja remover aplicações do sistema

 

Para quem pretenda saber mais informações sobre os seus sistemas, a aplicação conta ainda com uma útil secção que apresenta os detalhes sobre os componentes, desde processador, motherboard, gráfica, RAM, entre outros.

 

detalhes do sistema com o system ninja

 

Uma das vantagens do System Ninja encontra-se também nos “Plugins”, que basicamente são extensões que podem ser adicionadas ao programa, e criadas pela comunidade. Existem algumas extensões oficiais no site da SingularLabs, mas mais podem ser criadas pela comunidade usando a API do programa.

 

O System Ninja conta com uma versão Pro paga, que inclui algumas funcionalidades extra, mas a base do mesmo é inteiramente gratuita. E para a maioria dos utilizadores, será suficiente para remover o lixo do sistema a custo zero, e sem peso para os recursos ou privacidade.

 

Os interessados podem descarregar a versão gratuita no site da entidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech