1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

logo do Edge

 

Recentemente a Microsoft confirmou que iria começar a atualizar o Windows 11, para se encontrar dentro das novas leis da zona Europeia, nomeadamente para a Lei dos Mercados Digitais.

 

A empresa estaria a preparar várias mudanças para o Windows 11, de forma a que os utilizadores tenham mais controlo sobre os seus sistemas, a par com esta nova legislação. Uma das mudanças estará na possibilidade dos utilizadores da zona europeia poderem (finalmente) remover o Edge dos seus sistemas.

 

O navegador padrão da Microsoft deixará de ser “obrigatório” no sistema, e pode finalmente ser removido de forma oficial, sem que se tenha de realizar processos adicionais.

 

Com isto, os utilizadores podem remover o Edge tal como qualquer outra aplicação do sistema. Para já, a novidade apenas se encontra disponível para utilizadores no programa Insider do Windows 11, mais concretamente na build 22631.2787 ou mais recente.

Espera-se que venha a surgir em breve para todos os utilizadores, incluindo os que se encontram no canal estável, mas para já este será a única build onde se pode realizar a tarefa.

 

Primeiro necessita de se certificar que está na build mais recente (22631.2787) do canal Release Preview. Para tal, basta carregar no atalho de teclado CTRL+R, e na caixa da janela de Executar, escreva “winver”.

Feito isto, deverá verificar a build do seu sistema dentro da nova janela que será aberta.

 

winver janela do windows

 

Caso seja superior à 22631.2787, deverá conseguir remover o Edge do sistema como qualquer outra aplicação. Basta aceder às Definições do Windows > Aplicações > Aplicações instaladas. Dentro deste menu, selecione o Edge, e carregando nos três pontos, selecione “Desinstalar”.

 

janela das definições do Windows 11

 

Caso a opção ainda se encontre marcada como cinza, isso quer dizer que ainda não se encontra na build mais recente do sistema, onde as mudanças foram implementadas. Note que, caso faça parte do programa Insider, e esteja noutro canal que não o Release Preview, pode ter uma build mais avançada que a 22631.2787, mas isso não quer dizer que tenha a funcionalidade ativa – pode ter de aguardar que uma nova atualização seja fornecida.

 

Felizmente espera-se que a Microsoft não demore muito tempo a lançar estas novas builds, tanto dentro do programa de testes como na versão estável do Windows, portanto brevemente todos os utilizadores deverão ser capazes de remover o Edge sem recurso a ferramentas e “truques”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech