1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

RAM a ser analisada e com sinal de alerta para erros

 

Em qualquer computador, o hardware é muitas vezes o culpado de algumas dores de cabeça, e a RAM pode ser um dos componentes onde é mais difícil de identificar possíveis falhas.

 

Esta tende a ser bastante fiável, mas quando falha, os utilizadores podem não se aperceber imediatamente da origem. Na realidade, o sistema até pode continuar a funcionar na normalidade, mas será notado um aumento do número de ecrãs de erro ou uma lentidão em geral.

 

Felizmente, os utilizadores do Windows possuem uma simples, mas útil, ferramenta que pode ajudar a identificar possíveis erros na RAM. O Windows conta com a ferramenta de Diagnóstico da RAM, que permite identificar rapidamente se existem problemas com a memória RAM.

 

Se nunca correu esta ferramenta, talvez seja melhor tirar alguns minutos para tal.

 

> Como funciona?

 

Esta ferramenta, integrada no Windows, realiza uma verificação da RAM para identificar possíveis falhas. A ferramenta analisa todos os setores da RAM, identificando os que podem encontrar-se com defeitos ou problemas.

 

Se tal for identificado, os utilizadores recebem um alerta. O sistema analisa a RAM ainda antes do sistema arrancar – para usar a ferramenta é necessário reiniciar o sistema.

 

Para utilizar a ferramenta de diagnóstico é bastante simples. Tudo o que necessita é de pressionar o atalho do teclado CTRL+R.

Na caixa de “Executar”, que deve surgir no ecrã, escreva: “mdsched.exe

 

executar com comando para ferramenta de diagnostico da ram no windows

 

Feito isto, uma janela irá surgir, a indicar se pretende reiniciar o sistema e realizar a verificação da RAM por erros, ou se pretende que a tarefa seja agendada para o próximo reinício – útil caso tenha ainda documentos ou ficheiros que pretenda guardar.

 

Reiniciar o sistema para verificar RAM

 

Feito isto, da próxima vez que o sistema for reiniciado, irá verificar uma janela de diagnóstico da RAM, que parte para a verificação dos módulos. Este processo pode demorar alguns minutos – ou até mesmo horas – portanto deixe o sistema ligado durante o processo.

 

imagem do progresso de verificação da ram

 

Terminado, o sistema deve reiniciar-se automaticamente, e o utilizador será notificado caso sejam encontrados erros.

 

Apesar de simples, esta ferramenta pode ajudar a resolver alguns problemas e dores de cabeça, identificando possíveis falhas que os utilizadores poderiam nem saber que tinham.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech