1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

LineageOS logo

 

O LineageOS é conhecido por permitir dar uma “segunda vida” a dispositivos mais antigos no mercado, mas a distribuição baseada no Android vai agora deixar de suportar o Android 11.

 

Durante esta semana, a equipa de desenvolvimento do LineageOS confirmou que vai deixar de suportar o LineageOS 18.1, o qual é baseado na versão do Android 11.

Os dispositivos que tenham esta versão do LineageOS instalada devem continuar a funcionar na normalidade. No entanto, a equipa refere que deixará de fornecer atualizações de segurança regulares para os mesmos, o que pode abrir as portas para possíveis falhas e vulnerabilidades exploradas em ataques.

 

Um dos motivos para descontinuar este sistema encontra-se na parte da própria Google. A empresa é que mantem as atualizações para as versões base do Android, e de tempos a tempos, esta também deixa de suportar versões mais antigas do sistema. Neste caso, o Android 11 foi a mais recente “vitima”.

 

O último pacote de segurança oficial da Google disponibilizado para o Android 11 data de Fevereiro de 2024, e a partir desta data não serão fornecidas novas atualizações oficialmente. Como tal, o LineageOS necessita de seguir o mesmo passo.

 

É importante ter em conta que, apesar de a equipa de programadores da LineageOS não fornecer diretamente as atualizações, ainda é possível que programadores independentes venham a manter o suporte a atualizações regulares com builds independentes do LineageOS, mesmo para dispositivos com o Android 11, no futuro.

 

Isto pode oferecer mais algum tempo de suporte para certos dispositivos, mas será bastante limitado e dependente da comunidade de programadores existentes.

 

A recomendação para utilizadores que ainda tenham dispositivos baseados no LineageOS 18.1 será de verificarem se existem atualizações mais recentes para os seus dispositivos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech