1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android no espaço

 

Tendo em conta as recentes alterações no código do Android AOSP, o sistema da Google pode vir a suportar brevemente o envio de mensagens via satélite sem que se tenha de usar hardware dedicado para tal.

 

Os sistemas de comunicação via satélite começaram a ficar cada vez mais populares no mercado dos smartphones, sendo que vários modelos já possuem formas de comunicar por este meio em caso de emergência. No entanto, para essa comunicação, é necessário existir hardware dedicado que permita enviar as mensagens nesse formato para satélites em torno da Terra.

 

Porém, a Google parece estar a trabalhar em algo que pode ir um pouco mais além, permitindo a mesma comunicação, mas sem a necessidade de hardware dedicado.

Mishaal Rahman revelou ter descoberto algumas alterações no código do Android, no que irá ser o Android 15, que indicam a possibilidade de um sistema da Google capaz de enviar mensagens via satélite sem hardware dedicado – e que teria a capacidade tanto de enviar como receber essas comunicações.

 

imagem da página das configurações

 

A descoberta diz respeito apenas a uma página onde se encontram as configurações para uso desse serviço, mas infelizmente, a mesma não deixa muitos detalhes do que esperar do sistema. Algo que se sabe seria que este sistema permite a comunicação via satélite com qualquer contacto, e não apenas com serviços de emergência, como acontece em alguns dos modelos mais recentes no mercado.

 

O texto na página das configurações indica que, quando não existir ligação de dados móveis ou WiFi, os utilizadores serão automaticamente ligados a um satélite, para permitir o envio das mensagens. No entanto, existem alguns pontos a ter em conta, como o facto de ser necessário estar numa zona de céu descoberto, e que a funcionalidade encontra-se limitada a algumas regiões.

 

Infelizmente ainda se desconhecem detalhes de como este sistema iria funcionar, mas espera-se que mais informações venham a ser reveladas nas próximas semanas, conforme mais atualizações do Android venham a ser integradas.

 

É importante notar que a SpaceX encontra-se também a desenvolver um sistema de comunicação via satélite, que iria funcionar em qualquer smartphone sem que tenha de ter hardware dedicado para tal. A ideia da Google pode passar por algo parecido, mas focado para dispositivos Android.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech