1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ficheiro ZIP

 

Um ex-funcionário da Microsoft partilhou recentemente uma história interessante, de como uma ideia de um dos seus programas passou para uma funcionalidade que ainda hoje se encontra no ambiente do Windows, usada por milhões de utilizadores todos os dias.

 

Dave Plummer é um antigo funcionário da Microsoft, que durante anos trabalhou no desenvolvimento de várias funcionalidades do sistema operativo. No entanto, embora estivesse a trabalhar para a Microsoft, Plummer também desenvolvia software focado para este sistema, e um deles era o VisualZip.

 

Numa altura em que o Windows era bastante diferente, em 1993, Plummer desenvolveu o VisualZip como forma de abrir documentos zip na interface do Windows 95. Na altura, o Windows 95 ainda se encontrava em desenvolvimento, mas Plummer já se encontrava a trabalhar no VisualZIP como forma de antecipar a chegada do novo sistema.

 

O programa era bastante simples, e permitia abrir ficheiros ZIP diretamente da interface do Windows 95, algo que, na altura, era consideravelmente mais complicado.

Um dia, Plummer terá recebido uma chamada da Microsoft, interessada na compra do projeto. Confrontando entre continuar a desenvolver o VisualZIP contra uma empresa multimilionária ou vender o seu software, o mesmo terá optado pela última decisão.

 

E esta foi o que permitiu que, desde o Windows 95, os utilizadores tenham a capacidade de abrir diretamente ficheiros ZIP dentro do sistema, sem terem de recorrer a programas de terceiros para tal. Plummer afirma que o suporte ao ZIP, ainda nos dias de hoje, é bastante simples, mas funciona para a maioria dos utilizadores.

 

O engenheiro revelou ainda que, com os lucros da venda, este terá investido na compra de um Chevrolet Corvette LT1 de 1994, que viria a ser o seu carro “de sonho”.

 

Chevrolet Corvette LT1

 

Plummer também deixou algumas críticas no facto da Microsoft aparentemente ter-se esquecido de otimizar o código para abrir documentos ZIP. Ainda no Windows 11, o engenheiro afirma que a funcionalidade é lenta por a Microsoft não ter atualizado o código faz mais de 25 anos, ao ponto que nem é possível aproveitar os múltiplos cores que atualmente existem nos processadores recentes – e que, em 1993, era algo raro de se encontrar.

 

Ainda assim, a funcionalidade é aceitável para quem apenas pretenda abrir regularmente ficheiros comprimidos no sistema, e tudo partiu de um simples software, que eventualmente levou à compra de um carro desportivo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech