1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Opera navegador IA

 

Os utilizadores do navegador Opera poderão, em breve, controlar as funcionalidades de IA que pretendem usar dentro do mesmo, ajudando a traçar o futuro do navegador.

 

Mesmo tendo apenas uma pequena percentagem de utilizadores ativos – cerca de 2.5% do mercado global de navegadores, segundo os dados da StatCounter, o Opera é um dos navegadores que mais funcionalidades tem vindo a revelar ao longo dos anos, sobretudo recentemente a nível de tecnologias de IA.

 

O ano passado, o navegador sofreu uma das maiores mudanças de sempre, passando para o novo Opera One, e integrando no processo várias funcionalidades de IA, como o Aria – um chatbot similar ao ChatGPT, mas com capacidade de analisar os sites onde os utilizadores se encontrem e algumas funcionalidades mais avançadas de pesquisa na web.

 

No entanto, nem todas as funcionalidades chegam ao mercado. E para ajudar na escolha das que sejam mais relevantes para os utilizadores, agora a entidade responsável pelo navegador lançou o novo “AI Feature Drops”.

Basicamente, este sistema permite que os utilizadores possam ativar funcionalidades de teste, baseadas em IA, que estejam a ser preparadas para o navegador. Os utilizadores interessados podem testar estas novidades, e dar o seu feedback sobre se consideram as mesmas úteis de ser implementadas para todos.

 

A ideia será dar mais controlo aos utilizadores sobre o feedback de novas funcionalidades, e dos mesmos traçarem o futuro do navegador no que respeita a novas tecnologias de IA. Para já, a novidade encontra-se disponível apenas para os utilizadores do Opera Developer, que será a versão de desenvolvimento e testes do navegador.

 

É importante relembrar que a Opera tem vindo a focar-se consideravelmente em novas funcionalidades de IA para o seu navegador, algumas das quais podem vir a ser consideravelmente melhoradas com os novos sistemas que a empresa também começou a usar, para aperfeiçoar a tecnologia.

 

Espera-se que futuras versões do Opera venham a contar com as funcionalidades que agora vão passar pelos testes deste novo sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech