1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Chrome em pesquisa

 

As extensões são uma das formas mais simples de melhorar as funcionalidades dos navegadores. No entanto, de tempos a tempos, estas acabam por sofrer mudanças que nem todos podem considerar positivas, como é o caso da venda a outras entidades. Agora existe uma forma de receber alertas de quando isso acontece.

 

Já ocorreram situações onde extensões bastante reconhecidas foram simplesmente vendidas a terceiros, ou modificadas de alguma forma, levantando questões a nível da privacidade, recolha de dados e outros aspetos que possuem impacto para o ambiente digital de cada um.

 

A pensar nisso, um programador decidiu tomar a iniciativa de proteger os utilizadores destas mudanças – caso não se importem de instalar, ironicamente, mais uma extensão.

A extensão “Under New Management” possui uma simples, mas importante, funcionalidade: alertar quando uma extensão que os utilizadores tenham sofra mudanças a nível da gestão da mesma.

 

Esta extensão verifica de forma continua as mudanças de administração feitas nas extensões que o utilizador possua. Caso uma sofra mudanças, e passe a ter uma nova entidade em controlo da mesma, o utilizador será notificado.

Desta forma, é possível avaliar se deve-se continuar a usar a mesma ou talvez procurar alternativas.

 

alerta da extensão

 

Matt Frisbie, criador da extensão, afirma que, todos os dias, os criadores de extensões para navegadores recebem propostas de compra de interessados, que quando tal acontece, apenas possuem o objetivo de aproveitar a popularidade das mesmas para integrarem práticas como a recolha de dados, apresentação de publicidade ou até outras mais maliciosas.

 

A “Under New Management” ajuda os utilizadores a controlarem estas mudanças, notificando quando a alteração acontece, e permitindo que cada um possa fazer as suas escolhas. A extensão não realiza qualquer atividade direta com as extensões, como desativar as mesmas, mas alerta quando as mudanças ocorrem e permite aceder a mais informações sobre a nova entidade que vai ficar em controlo da mesma.

 

Curiosamente, esta extensão tem vindo também a chamar à atenção da própria Google, que já terá contactado o programador em várias ocasiões para ajudar o mesmo a desenvolver novas funcionalidades também para a plataforma de extensões da Google.

 

Os interessados podem instalar a extensão diretamente da Chrome Web Store, sendo que a extensão funciona de forma automática em segundo plano – e não usa praticamente qualquer recurso do navegador ou sistema.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech