1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

logo da X

 

Elon Musk confirmou que vai colocar o código do Grok, o sistema de IA da xAI, em formato open source ainda durante esta semana. A medida surge depois do mesmo ter deixado críticas à OpenAI, na forma como esta se encontra a bloquear o acesso ao código por detrás do ChatGPT, indo contra a ideia original da empresa – algo que o mesmo também se encontra a processar a empresa por violação de contrato.

 

Durante o final do ano passado, a xAI lançou o Grok, um sistema de IA similar ao ChatGPT, com acesso em tempo real aos conteúdos da internet e informação, e uma informação “politicamente correta”, segundo a visão de Musk. O serviço encontra-se atualmente disponível para os utilizadores que possuem o plano mais avançado da X Premium+.

 

Musk foi um dos investidores iniciais da OpenAI, tendo ajudado Sam Altman a construir a empresa nos primeiros tempos. Inicialmente, a ideia seria destronar a Google na corrida ao mercado da IA, enquanto também disponibilizava a tecnologia livremente para todos. No entanto, Musk afirma que as ideias originais da OpenAI foram removidas do plano, sobretudo depois do investimento da Microsoft, sendo que a empresa agora foca-se nos lucros.

 

Musk afirma que o site da OpenAI continua a indicar que as tecnologias de IA da mesma são criadas para “beneficiar a humanidade”, mas enquanto isso, o código fonte do ChatGPT e as suas tecnologias encontram-se fechadas.

 

Com isto, Musk afirma agora que pretende colocar o código do Grok em formato open source, o que iria permitir a qualquer um analisar os conteúdos do mesmo e os detalhes de como este funciona. Com a medida, a xAI também se junta na lista de empresa que se encontram a disponibilizar os seus modelos de IA livremente para todos poderem analisar, de onde se encontram nomes como a Meta e Mistral.

 

De relembrar que Elon Musk tem vindo a ser bastante transparente na forma como pretende abrir as suas tecnologias para todos, e no caso da Tesla, o mesmo já colocou várias das patentes da empresa em formato open source, mas parece que agora essa ideia vai também voltar-se para a tecnologia de IA da empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech