1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Hacker em computador

 

Uma nova onda de malware encontra-se agora a explorar uma falha nos sistemas de segurança do Windows, mais concretamente o Windows Defender SmartScreen, levando à instalação de malware.

 

Esta campanha encontra-se a ser explorada pelo malware DarkGate, sendo que o mesmo encontra-se a explorar uma vulnerabilidade – entretanto corrigida – no SmartScreen do Windows. O SmartScreen é uma funcionalidade de segurança existente no Windows, que alerta os utilizadores quando estes tentam executar programas desconhecidos e de fontes externas.

 

No entanto, o Windows Defender SmartScreen possuía uma falha que, com ficheiros especialmente criados para explorar a mesma, poderia contornar o alerta e executar diretamente os ficheiros.

Usando atalhos de .URL no sistema, era possível colocar o malware a executar qualquer ficheiro, sem que o Windows Defender SmartScreen fosse notificado para verificar o mesmo. Isto poderia levar ao malware instalar-se no sistema sem controlo do utilizador.

 

Agora, de acordo com os investigadores da empresa de segurança Trend Micro, os operadores do malware DarkGate encontram-se agora a explorar esta falha, com o objetivo de terem mais sucesso na instalação do malware. De notar que a Microsoft já corrigiu esta falha com as recentes atualizações do Windows, portanto a mesma apenas afeta quem ainda não tenha atualizado os sistemas.

 

A melhor proteção para os utilizadores será garantir que possuem os seus sistemas atualizados para as versões mais recentes disponíveis, o que deve corrigir não apenas a falha explorada por este malware, mas eventualmente outras que tenham sido identificadas nos últimos tempos.

 

Além disso, usar um software de segurança eficaz no sistema é também recomendado, e ter práticas de segurança para evitar a instalação de malware no mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech