1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android em pesquisa

 

A Google pode encontrar-se a preparar algumas mudanças consideráveis para o Android 15, e mais concretamente para a sua linha Pixel, sendo que o Pixel 9 pode contar com funcionalidades de tracking que continuariam ativas mesmo com o dispositivo desligado.

 

De acordo com recentes alterações no código fonte do Android AOSP, para a mais recente versão do Android 15, a Google encontra-se a trabalhar numa nova funcionalidade que pode vir a permitir o tracking dos utilizadores nos futuros Pixel 9, mesmo quando o dispositivo se encontra completamente desligado.

 

Segundo o portal Android Police, o Android 15 conta com uma nova API, apelidada de “Powered Off Finder”, que basicamente iria permitir que fosse realizado o tracking em situações onde o sistema se encontrava desligado. De forma inicial, esta API aparenta ser focada apenas para o Pixel 9, mas pode ser expandida para outros dispositivos eventualmente.

 

Este sistema iria usar o Bluetooth para enviar pedidos de localização e outras informações, que poderiam ser usadas para realizar o tracking do dispositivo mesmo com este desligado. O conceito é similar ao que se encontra em dispositivos de localização, como os Apple AirTag.

 

sistema de pesquisa da google no android 15

 

A função foi integrada no mais recente Android 14 QPR 1, mas espera-se que venha a ser integrada diretamente nos Serviços da Google, pelo que pode chegar a mais dispositivos em breve como uma API do mesmo.

 

A ideia da Google será manter este sistema ativo para permitir localizar os smartphones de forma remota, mesmo quando estes se encontram desligados. A ideia seria usar o Bluetooth e a rede de dispositivos Android para continuar a permitir localizar o dispositivo em diferentes situações.

 

Ao mesmo tempo, alguns utilizadores também apontam que a funcionalidade pode ser usada para o tracking dos utilizadores para outros fins, por parte da Google, nomeadamente para fins de publicidade e localização – de momento ainda se desconhece se esta função terá essa capacidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech