1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Internet em processador

 

De forma relativamente recente, uma atualização do Microsoft Edge começou a causar com que certos websites apresentassem mensagens de erro, relacionadas com a falta de memória, quando se tentava carregar os mesmos.

 

A falha encontrava-se derivada do Edge e de um bug na gestão da memória do mesmo, levando a que, eventualmente, fosse impossível de carregar todos os conteúdos nos sites. A empresa afirma que a falha estaria relacionada com uma funcionalidade antiga do Defender.

 

No entanto, esta falha também demonstra algo que tem vindo a verificar-se bastante nos últimos tempos. Os sites estão cada vez mais exigentes a nível de processamento de dados, e mais exigentes nos recursos que são necessários para carregar os mesmos.

 

Enquanto, faz alguns anos, os sites possuíam conteúdos praticamente estáticos, atualmente estes são consideravelmente mais pesados. Um simples site pode conter vários MBs de tamanho total, o que pode ser um problema para os navegadores e os sistemas, dependendo da forma como são usados.

 

A pensar nisto, um utilizador da X, Dan Luu, decidiu realizar o teste de como diferentes sites na internet são afetados, com base no hardware em que se tenta carregar os mesmos.

O utilizador decidiu medir a velocidade de carregamento de alguns sites populares na internet, sobre diferentes configurações de hardware, mais concretamente dos processadores – que serão a principal necessidade para carregar os mesmos.

 

teste de carregamento de sites

 

Os testes mediram a velocidade de carregamento dos sites em processadores como o m3 Max e M1 Pro da Apple, mas também em modelos mais antigos, como o Tecno Spark 8C e Itel P32 – que são considerados processadores bastante mais antigos e “lentos”.

 

E os resultados do teste serão certamente interessantes. Muitos dos sites testados apresentam falhas de carregamento dos conteúdos em processadores mais antigos, e dependendo do site, podem também demorar vários segundos a carregar totalmente os mesmos.

 

O Tecno Spark 8C, embora seja um processador octa-core, teve alguns problemas a carregar sites como o Quora, ou o Reddit. Isto demonstra que existem otimizações que necessitam de ser feitas para que os mesmos possam correr corretamente em sistemas mais antigos.

 

Embora a maioria dos utilizadores não aceda aos sites em sistemas com estes processadores, é importante referir que o navegador escolhido é importante para tal. Dependendo do mesmo, este pode ter configurações adaptadas para permitir correr o código e conteúdos dos sites de forma eficaz ou não.

O Firefox, por exemplo, embora seja baseado num motor diferente do Chromium (usado no Chrome, Edge, Brave, e outros) é tido como um dos melhores a carregar conteúdos em sistemas mais antigos e lentos. Em contrapartida, o Chromium é mais exigente nos recursos, apresentando problemas para determinados sites e dependendo do hardware usado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech