1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 15

 

A Google encontra-se a preparar novas medidas para proteger os utilizadores de apps desatualizadas, e de potenciais falhas de segurança. Na futura versão do Android 15, o sistema vai deixar oficialmente de suportar apps criadas para o Android Marshmallow.

 

Desde o ano passado que a Play Store começou a esconder apps criadas para o Marshmallow, mas os utilizadores ainda poderiam recorrer a plataformas de terceiros para instalar as apps em sistemas mais antigos. No entanto, com a chegada do Android 15, isso vai mudar.

 

O sistema vai contar com um novo mecanismo que impede a instalação de apps, mesmo que sejam de fontes externas, que tenham sido focadas para o Marshmallow. Portanto, apenas apps criadas para a versão mais recente do Android Nougat poderão ser instaladas no Android 15.

 

De relembrar que o Android 6.0 Marshmallow foi lançado em 2015, e encontra-se atualmente bastante desatualizado. No entanto, ainda existem utilizadores em dispositivos que contam apenas com esta versão do sistema.

 

A Google encontra-se a impedir a instalação destas aplicações no Android 15 exatamente para prevenir que as mesmas possam contornar algumas das medidas de segurança e privacidade que foram introduzidas com a recente versão do sistema.

Isto foca-se em garantir mais segurança para os utilizadores, com um controlo mais avançado das permissões que cada app pode ter do sistema, e da forma como as pode usar.

 

A descoberta foi feita na mais recente versão de teste do Android 15 Developer Preview 2, portanto ainda pode sofrer alterações antes da chegada da versão final. No entanto, tendo em conta todas as mudanças feitas no sistema, a medida será improvável de ser removida.

 

Para os programadores, estes apenas necessitam de garantir que as suas aplicações estão desenvolvidas para as mais recentes versões do Android, e que contam com todas as permissões estipuladas para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech