1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Alemanha com linux

 

Embora a Microsoft ainda controle uma grande parte dos sistemas informáticos no mercado, existem cada vez mais entidades que se encontram a deixar de lado o sistema por alternativas gratuitas. E agora, um estado na Alemanha irá realizar esta mudança.

 

O estado de Schleswig-Holstein, na Alemanha, confirmou que vai mover quase 30.000 computadores do governo local do Windows e Office 365 da Microsoft, optando invés disso por distribuições do Linux e do LibreOffice para as tarefas do dia a dia – juntamente com outras plataformas open source.

 

Esta medida surge depois das entidades locais terem testado a mudança com um pequeno conjunto de entidades, e que terá sido, por sua vez, iniciado depois dos incidentes com proteção de dados da Microsoft no Microsoft 365.

 

Um dos benefícios imediatos será a nível dos custos operacionais, visto que deixa de ser necessária a aquisição de licenças do Windows e do Office. Ao mesmo tempo, isto garante também um maior suporte para a comunidade open source, e controlo sobre os dados recolhidos, que deixam de ser usados pela Microsoft.

 

Esta medida pode ser apenas uma das primeiras feitas por governos regionais para adotarem soluções alternativas aos sistemas Windows. Eventualmente, outros estados e até mesmo países podem alterar os seus planos de continuar a usar software licenciado pela empresa norte-americana.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech