1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Linux a crescer

 

O Linux ainda continua a não conseguir manter uma elevada taxa de adoção no mercado, mas isso não impede que o ecossistema esteja a ter cada vez mais apreciadores.

 

De acordo com os dados mais recentes da empresa StatCounter, os sistemas Linux encontram-se atualmente em cerca de 4.05% dos sistemas no mercado – que foram analisados por esta plataforma.

 

Este valor inclui várias distribuições do Linux, como o Ubuntu, Linux Mint, Debian, entre outros. No entanto, não engloba o ChromeOS, que embora tenha como base o kernel do Linux, possui uma categoria dedicada para o mesmo.

 

Isto serão boas noticias para toda a comunidade de Linux, onde existem cada vez mais interessados em usar estes sistemas alternativos ao Windows, e cada vez mais a ser adotado. No entanto, ainda falta muito para competir com alguns dos sistemas mais usados, como é o caso do Windows.

 

Para comparação, o Windows corresponde atualmente a 72.52% dos computadores no mercado, sendo o sistema com a maior taxa de adoção, seguido do macOS da Apple, com 14.68%.

 

É possível que estes valores venham a aumentar ainda mais nas próximas semanas. Espera-se que o Fedora 40 venha a chegar na próxima semana, sendo uma das primeiras versões a contar com o desktop GNOME. A este junta-se ainda o Ubuntu 24.04 LTS, que deve ser lançado nos dias seguintes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech